Latin American Program in the News: A ONU pede que o Brasil melhore a prevenção para garantir a segurança

By Joan Faus, El Pais Brazil

Mar 28, 2014

[...]

"Em um colóquio no Instituto Brasil do Wilson Center, Érica Machado, responsável por projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, pediu uma maior ênfase na prevenção para se melhorar a segurança e, por sua vez, conseguir fazer com que os cidadãos se sintam mais envolvidos com o evento mais importante do mundo do futebol, embora tenha sugerido que pode ser muito tarde para isso. "Nossa posição é a de que se dê prioridade à prevenção, mas isso deveria ter sido iniciado lá atrás. Agora não há", afirmou. Mas, querendo evitar soar alarmista, logo depois mostrou-se convencida de que será uma Copa segura, embora tenha admitido, de forma genérica, que há certamente um "cenário de incerteza" em algumas das cidades que receberão as partidas."

[...]

"Do colóquio no Wilson Center também participaram outros especialistas brasileiros. Dino Caprirolo, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lamentou que, apesar do aumento dos gastos públicos com segurança, a taxa de homicídios mal foi reduzida no Brasil -que é o nono país latino-americano em taxa de homicídios-, o que atribuiu em parte à falta de coordenação entre as diferentes esferas governamentais e à lentidão da Justiça."

 

This article by Brazil's El Pais references the Latin American Program's event "Citizen Security in Brazil: Progress and Challenges," and discusses the issue of citizen security in Brazil in general.

This article is in Portuguese.

To read the full article, click here.

Experts & Staff